Notícias

CRBM1 entrega revitalização da nova sede com inauguração do Auditório Dr. Luiz Guedes

04 set 2025

CRBM1 entrega revitalização da nova sede com inauguração do Auditório Dr. Luiz Guedes

A sede do Conselho Regional de Biomedicina – 1ª Região recebeu ampliação de dois novos andares, reforma estrutural, auditório com 80 lugares e tecnologia wireless. As mudanças atendem à demanda bem-sucedida da autarquia, que cresce, em média, 15% ao ano no numero de novos inscritos pessoa física e pessoa jurídica.

Na última sexta-feira (29), o Conselho Regional de Biomedicina – 1ª Região (CRBM1) entregou a revitalização de sua nova sede, situada na Rua Clímaco Barbosa, 217 – Cambuci, em São Paulo. O momento foi coroado com a inauguração do Auditório Dr. Luiz Guedes, uma homenagem póstuma a um dos pioneiros da Biomedicina, fundador do Sindicato dos Biomédicos Profissionais do Estado de São Paulo (SINBIESP) e incentivador da criação de vários sindicatos de biomédicos pelo país e da Federação Nacional dos Biomédicos (FENABIO). A entrega da sede e a inauguração do auditório tiveram as participações do presidente do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), Dr. Edgar Garcez Junior; do presidente do CRBM1, dr. Dácio Eduardo Leandro Campos, conselheiros federais e regionais, e familiares do homenageado.

Anteriormente, o CRBM1 estava localizado em uma residência na Avenida Lacerda Franco, no mesmo bairro, conforme relata o diretor administrativo e institucional, dr. Marcos Caparbo. O crescimento de 15% ao ano exigiu a instalação da sede em um espaço amplo e estruturado. Desta forma, há cinco anos, houve a mudança para o atual endereço.

Para garantir melhor acolhimento aos biomédicos, a nova sede do CRBM1 passou por um processo de reforma estrutural. As necessidades do Conselho exigiram a execução de uma série de intervenções no espaço. A edificação possuía pé direito muito alto e foi necessária a construção de um novo andar utilizando este espaço praticamente perdido com somente um mezanino; uma obra estruturada com tecnologia e segurança que nos permitiu crescer em espaço cerca de 650 m².

Este espaço recém criado comporta nove salas, implantação de duas salas multimídia, um auditório com capacidade de 80 lugares, salas da presidência, diretoria e apoio. O sistema wireless foi adotado para que a utilização de tecnologia não dependesse de fios.

“Contamos com cerca de 50 colaboradores no total e dispomos de uma estrutura moderna. Temos ainda o terceiro andar, que é a nossa área de convivência para eventos, confraternizações e onde recebemos mais de 60 alunos que frequentam a sede do Conselho aos sábados em visita para integrar o acadêmico ao seu Conselho”, explica dr. Caparbo.

Orgulho

Entregar o prédio com espaços amplos, modernos e bem estruturados traz  sentimentos de realização e orgulho para o presidente do CRBM1, dr. Dácio Campos. “Construímos este andar, com nove salas, para que o conselheiro possa atuar individualmente em sua função e os funcionários tenham espaços específicos, com alta tecnologia, para bem atender os biomédicos. A gente tem orgulho do que conseguiu fazer, com um espaço até que serve de apoio ao Conselho Federal, que tem uma sala aqui dentro, de representação, que pode ser usada por estudantes e egressos de Biomedicina. Chegamos à última etapa de um prédio pronto, onde o CRBM1 tem sua sede própria da Biomedicina em São Paulo”, concluiu o presidente.

Legado de Dr. Luiz Guedes

Durante a inauguração do auditório, a emoção tomou conta dos participantes.  Especialmente convidados, a irmã Teresa Guedes e o sobrinho Caio Gama prestigiaram o momento de entrega da placa. Além de fundar o SINBIESP, Dr. Luiz Guedes foi um entusiasta da profissão, incentivando a fundação de sindicatos em outros estados e inspirando gerações de biomédicos.

Para o presidente do CFBM, dr. Edgar Garcez Junior, reverenciar a memória de Dr. Luiz Guedes é uma causa justa por tudo o que o companheiro simboliza para a profissão. “O Dr. Luiz era uma pessoa devota da Biomedicina e transitou desde a raiz na nossa área. Resgatar o seu legado é simbólico e nos traz uma alegria imensa. Era um companheiro de lealdade inabalável e sabia transformar a doçura em dureza quando necessário. Dr. Guedes foi imprescindível para o crescimento. Se não fosse ele, seríamos somente biomédicos e não existiríamos enquanto conselheiros”, relatou o presidente da autarquia.

A opinião foi compartilhada pelo presidente do CRBM1, dr. Dácio Campos, que ressaltou: “Dr. Luiz Guedes foi um batalhador, atuou como biomédico, teve laboratório, mas o seu principal papel para a nossa categoria foi fundar o sindicato em São Paulo, que é o maior e mais importante do País. Ele também ajudou a fundar a federação dos sindicatos e viveu a profissão intensamente. Com muito orgulho, colocamos o nome dele no auditório da nossa nova sede, perpetuando e agradecendo tudo o que ele fez para a Biomedicina”, reverenciou o presidente do CRBM1.

Tomada pela emoção, Teresa Gama externou sua gratidão pela deferência expressada à memória do irmão. “Eu não tenho, sequer, palavras para agradecer. Sei o quanto o meu irmão tinha de consideração e lutou pela causa dos biomédicos. Ele nunca poupou esforços”, finalizou.

Plenária do CFBM

Em razão da entrega das novas instalações do CRBM1, a 207ª Reunião Plenária Ordinária do CFBM, que aconteceria em Brasília – DF, foi transferida para a sede em São Paulo.

 

 

RECEBA NOVIDADES

    -->

    Copyright © 2022 SINBIESP

    Sinbiesp Biomedicina
    visão geral da privacidade

    Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.